Índice
Tudo o que você precisa saber sobre a DRE
Esclareça suas dúvidas sobre a Demonstração do Resultado Financeiro (DRE).
Como gestor de uma empresa, você provavelmente já lidou ou terá que lidar com a Demonstração do Resultado Financeiro (DRE).
Mas você sabe o que de fato é esse documento? Sabe como ele funciona, sua importância e como fazê-lo?
Entendê-lo é de extrema importância para a sua empresa. Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a DRE.
Vamos lá?
Afinal, o que é a DRE e qual a sua importância?
A DRE, como antecipado da introdução, é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, um documento de extrema importância tanto para a gestão contábil quanto para a gestão gerencial de sua empresa.
Trata-se de um relatório que apresenta os principais indicadores financeiros da empresa, sendo utilizado, portanto, para analisar seu desempenho financeiro, monitorar suas receitas e despesas, etc.
Assim, você poderá entender se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo, bem como o motivo para essa situação.
Ela deve ser elaborada junto ao Balanço Patrimonial por um especialista contábil habilitado pelo CRC, devendo ser entregue todos os anos.
Mas vale ressaltar que é muito comum — e recomendado — elaborar esse relatório de forma mensal para que seja possível analisar os resultados da empresa.
Quem precisa fazer e entregar a DRE?
Regra geral, temos que a DRE é obrigatória para empresas de capital aberto e as Sociedades Limitadas (LTDA).
Uma empresa que possui ações negociadas na bolsa de valores está obrigada por lei a elaborar e divulgar a DRE a cada 6 mesmo ou a cada período fiscal, devendo sua publicação ser realizada no diário oficial da empresa e nos veículos de comunicação.
Já as Sociedades Limitadas, não são obrigadas a publicar essa demonstração, mas devem armazená-la em formato impresso e encadernado para que seja entregue caso o Fisco audite a organização.
Desse modo, as demais empresas não estão obrigadas a elaborar e apresentar a DRE, mas é recomendável que o façam para que seja possível ter um melhor entendimento sobre a sua situação financeira.
Mas como fazer essa demonstração? Veja a seguir!
Veja também:
- Tributação para comércio: tudo o que você precisa saber!
- Gestão financeira: como fazer?
- Aprenda como elaborar um planejamento estratégico efetivo para seu comércio!
Como fazer a DRE?
Para elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício, é importante entender o que deve constar neste relatório. Desse modo, a DRE deve conter informações sobre:
- Receita líquida e bruta;
- Lucro bruto;
- Lucro e prejuízo operacional;
- Deduções e abatimentos;
- Custos de produtos e serviços;
- Despesas administrativas, financeiras e de vendas;
- Tributos, etc.
Todos esses dados precisam ser precisos, por isso, a DRE deve ser realizada com calma, atenção e principalmente com conhecimento.
Desse modo, é fundamental que você tenha o suporte de especialistas contábeis para elaborar a sua demonstração.
Conte com a Sense Contabilidade!
Nós, da Sense Contabilidade, temos a experiência e a expertise necessária para ajudá-lo a criar seu DRE e garantir que ele seja preciso.
Além disso, também vamos ajudar na elaboração,análise e interpretação dos demais relatórios contábeis para garantir que sua empresa se mantenha sempre organizada, saudável, bem gerenciada, lucrativa e em conformidade legal.
Portanto não perca mais tempo e entre em contato com os nossos especialistas hoje mesmo.
CLIQUE AQUI PARA MANTER SUA EMPRESA ORGANIZADA, SAUDÁVEL E LEGAL!




