Índice
Tudo o que você precisa saber sobre a apuração de impostos em sua empresa
Entenda como funciona a apuração de impostos em sua empresa e evite o pagamento de multas por atrasos no recolhimento de impostos
O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo, por isso, é fundamental entender como funciona a apuração de impostos de uma empresa para evitar problemas com o governo pelo atraso ou não recolhimento dos impostos devidos.
Por isso, preparamos o artigo de hoje com tudo o que você precisa saber sobre a apuração de impostos de uma empresa.
Leia, informe-se e mantenha a sua empresa em conformidade com a lei.
O que é a apuração de impostos?
A apuração de impostos é um processo rotineiro que consiste no levantamento de todos os impostos e taxas que devem ser pagos pela empresa em um determinado período.
Dessa forma, ela atua como uma verdadeira aliada da gestão tributária da empresa, facilitando o pagamento de impostos e o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, evitando multas e sanções por parte do governo, problemas para acessar linhas de crédito; impedimento de participar de licitações públicas, etc.
Mas quais são esses impostos? Veja a seguir!
Quais são os impostos pagos pelas empresas?
Os principais impostos pagos pelas empresas são:
- IRPJ (Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas);
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
- PIS (Programa de Integração Social);
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços);
- ISS (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza);
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
- INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Ver essa foto no Instagram
Como funciona a apuração de impostos para empresas?
Agora que você já sabe quais são os impostos pagos pelas empresas é hora de saber como funciona a apuração de impostos.
Sendo assim, a apuração de impostos funciona através da organização dos impostos da empresa, identificando quais devem ser pagos e quando esse pagamento deve ocorrer.
Dessa forma, o responsável pela apuração, que deve ser um profissional contábil especializado nas áreas fiscal e tributária, deve ter acesso a todos os dados necessários a respeito das obrigações contábeis, fiscais e tributárias da empresa.
Isso porque, a forma de recolhimento, bem como os cálculos e valores, irão depender de alguns aspectos, como porte e faturamento da empresa, tipo de atividade exercida e o regime tributário adotado.
Sendo assim, de posse das informações, o profissional poderá analisar e fazer a apuração de impostos de forma assertiva, evitando o pagamento de multas e juros, e garantindo a conformidade legal da empresa.
Como se faz a apuração de impostos?
Para realizar a apuração de impostos de forma correta e efetiva em sua empresa, você pode seguir o passo a passo a seguir:
- Analise e compreenda a legislação do regime tributário em que a sua empresa está enquadrada;
- Reúna os dados a respeito das obrigações contábeis, fiscais e tributárias da empresa;
- Revise toda a documentação e recibos da empresa;
- Defina um cronograma de obrigações;
- Utilize a tecnologia a seu favor, com o uso de planilhas no Excel e sistemas especializados para esse tipo de atividade.
Precisa fazer a apuração de impostos da sua empresa? Conte com a Sense Contabilidade!
Como você pôde observar, realizar a apuração de impostos demanda conhecimento e domínio da legislação tributária e das suas atualizações, bem como domínio da área fiscal e tributária.
Nesse sentido, nós, da Sense Contabilidade, possuímos expertise em apuração de impostos para empresas de diferentes portes e segmentos e estamos preparados para manter a sua empresa em conformidade com a lei e no caminho do sucesso.
Quer conhecer de perto os nossos serviços e tirar suas dúvidas? Entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas. Será um prazer atender você!
TENHA A APURAÇÃO DE IMPOSTOS DA SUA EMPRESA AGORA MESMO!




